Logo R7.com
RecordPlus

Astronautas chineses retornam à Terra após nave ser danificada por detritos espaciais

Tripulação deixou a estação espacial em outra espaçonave, a Shenzhou-21

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Três astronautas chineses aterrissaram na China após atraso devido a detritos espaciais.
  • Danos na nave Shenzhou-20 foram revelados, incluindo pequenas rachaduras em uma janela.
  • A tripulação retornou à Terra na espaçonave Shenzhou-21 após completar uma missão de seis meses na estação Tiangong.
  • O retorno da Shenzhou-20, inicialmente programado para 5 de novembro, foi adiado por nove dias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Incidente com os destroços forçou o adiamento do retorno da Shenzhou-20 via REUTERS

Três astronautas chineses, cujo retorno à Terra foi atrasado por detritos espaciais que atingiram sua nave na semana passada, aterrissaram na China na tarde desta sexta-feira (14), de acordo com a emissora estatal CCTV.

A CMSA (Agência Espacial Tripulada da China) revelou detalhes sobre os danos causados pelos detritos pela primeira vez na sexta-feira, dizendo que “pequenas rachaduras” foram encontradas em uma pequena janela da cápsula de retorno da espaçonave Shenzhou-20.


“A cápsula não atende aos requisitos de segurança para um retorno tripulado, a Shenzhou-20 permanecerá em órbita e conduzirá experimentos relevantes”, disse a agência em um comunicado.

LEIA MAIS:

Os astronautas deveriam ter retornado à Terra há nove dias, após completarem uma missão de seis meses na estação espacial chinesa Tiangong, permanentemente habitada, um programa conhecido como Shenzhou, ou “Navio Divino”, quando a rachadura foi descoberta.


A tripulação deixou a Tiangong em outra espaçonave, a Shenzhou-21, de acordo com a CMSA, aterrissando no local de pouso de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 16h40 (5h40 de Brasília).

A missão começou em abril e transcorreu sem problemas até que o incidente com os destroços forçou o adiamento do retorno da Shenzhou-20, originalmente programado para 5 de novembro, disse a CMSA.


O atraso, embora de apenas nove dias, foi altamente incomum para um programa que funcionou como um relógio e que no último ano atingiu novos marcos, com o envio de astronautas nascidos na década de 1990, uma caminhada espacial recorde e planos para enviar o primeiro astronauta estrangeiro, do Paquistão, para Tiangong no próximo ano.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.