Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ataque do Irã danificou bases aéreas de Israel, mas não atingiu aviões

Forças Armadas iranianas dizem que mirou em instalações militares do país, que foi alvo de cerca de 200 mísseis

Internacional|Do R7

Irã mirou em infraestruturas miliares Divulgação/Força Aérea de Israel

A Força Aérea de Israel confirmou nesta quarta-feira (2) que o ataque de cerca de 200 mísseis do Irã, ontem, atingiu bases do país, mas frisou que não houve danos à infraestrutura militar, apenas a edifícios administrativos.

De acordo com as FDI (Forças de Defesa de Israel), os sistemas de defesa aérea funcionaram de maneira eficaz.

“Nenhum avião foi danificado, apenas prédios administrativos e áreas periféricas, mas o núcleo das operações permaneceu protegido para garantir que não haja interrupções”, disse o Exército em comunicado.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, general Mohammad Bagheri, afirmou que os alvos do ataque de ontem foram a base do Mossad (serviço secreto israelense), a base aérea de Nevatim, no sudeste do país, a base de Hatzerim, no deserto de Neguev, radares estratégicos e centros de concentração de tanques, informa a emissora Sky News Arabia.


Dois sistemas de defesa aérea foram fundamentais para conter o ataque de ontem: o Arrow e o Estilingue de Davi — o terceiro é o Domo de Ferro, mas focado em foguetes de curto alcance, como os disparados pelo grupo terrorista Hamas a partir da Faixa de Gaza.

Nesta quarta-feira, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, visitou a bateria do sistema Arrow 3 e parabenizou os soldados que atuam naquela instalação.


O sistema de defesa Estilingue de Davi é uma parte central da defesa antimísseis de Israel, projetado para interceptar ameaças de médio alcance, como foguetes, mísseis de cruzeiro e outros projéteis balísticos. Desenvolvido em conjunto por Israel e os Estados Unidos, o sistema visa preencher a lacuna entre o Domo de Ferro, que lida com foguetes de curto alcance, e o Arrow, destinado a mísseis de longo alcance.

Com tecnologia avançada, o Estilingue de Davi pode interceptar alvos em pleno ar, utilizando mísseis interceptadores conhecidos como “Stunner”, que possuem alta precisão e agilidade para destruir ameaças antes que atinjam áreas densamente povoadas.


Já o Arrow 3 é o componente mais avançado da defesa antimísseis de Israel, especificamente projetado para lidar com mísseis balísticos de longo alcance e ameaças fora da atmosfera terrestre.

Desenvolvido pela Israel Aerospace Industries em parceria com a americana Boeing, o Arrow 3 é capaz de interceptar mísseis balísticos a altitudes muito elevadas, inclusive em órbita, proporcionando uma camada adicional de defesa.

Esse sistema é crucial para proteger Israel de mísseis lançados a partir de longas distâncias, como do Irã, oferecendo uma resposta preventiva com capacidade de interceptação ainda durante a fase exoatmosférica dos mísseis, antes que possam reentrar na atmosfera.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.