Ataque mostra imprudência russa, diz chefe espionagem britânica
Jeremy Fleming afirmou que o envenenamento foi a primeira vez em que um agente nervoso foi utilizado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial
Internacional|Do R7
O envenenamento de um ex-espião russo com um agente nervoso no Reino Unido no mês passado mostra "o quão imprudente a Rússia está preparada a ser", disse o chefe da agência de espionagem britânica GCHQ nesta quinta-feira (12), em ataque contundente contra o Kremlin.
Em seu primeiro discurso público desde que assumiu a agência de inteligência de espionagem do Reino Unido, Jeremy Fleming, disse que o envenenamento de Sergei Skripal e de sua filha em Salisbury, no sul da Inglaterra, demonstrou o comportamento "inaceitável" da Rússia.
O Reino Unido tem responsabilizado a Rússia pelo ataque enquanto Moscou nega qualquer envolvimento. O incidente levou a uma das maiores crises diplomáticas entre a Rússia e países ocidentais desde a Guerra Fria.
"Vocês já ouviram, e eu vou repetir, o ataque contra Sergei e Yulia Skripal em Salisbury, foi a primeira vez em que um agente nervoso foi utilizado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial", disse Fleming durante conferência em Manchester.
"Isso é sério. Demonstra o quão imprudente a Rússia está preparada a ser, quão pouco o Kremlin se importa com a ordem internacional baseada em regras."