Ataque terrorista em parada militar deixa mais de 20 mortos no Irã
Tiroteio aconteceu durante desfile que marca os 30 anos do fim da guerra entre o país e o Iraque. Entre os mortos estão três terroristas, militares e civis
Internacional|Carolina Vilela*, do R7 com agências internacionais
Pelo menos 24 pessoas foram mortas e 53 ficaram feridas durante um ataque terrorista em uma parada militar na cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã, neste sábado (22). As informações são da rede americana de notícias CNN.
Entre os mortos estão três dos responsáveis pelo ataque, militares e civis — incluindo um jornalista — que assistiam ao desfile que marca os 30 anos da guerra contra o Iraque.
"Terroristas começaram a atirar a longa distância contra as forças armadas e civis", afirmou o porta-voz das forças armadas iranianas, Abolfazl Shekarch, à MEHR, uma agência de notícias do país.
De acordo com a MEHR, alguns dos terroristas foram detidos durante o confronto.
Os responsáveis pelo ataque
O grupo separatista do Movimento Democrático Árabe Patriótico, que de acordo com a IRNA (agência de notícias da República Islâmica) é apoiado por "antagonistas estrangeiros", incluindo a Arábia Saudita, em Ahwaz reivindicou a responsabilidade pelo ataque.
O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, também culpou "um regime estrangeiro" apoiado pelos Estados Unidos pelo ataque.
"Terroristas recrutados, treinados, armados e pagos por um regime estrangeiro atacaram Ahvaz", disse Zarif em sua conta oficial no Twitter. "O Irã responsabiliza os patrocinadores regionais do terrorismo e seus mestres americanos por tais ataques".
*Estagiária do R7 sob supervisão de Raphael Hakime