Ataques russos atingem instalações de energia em várias cidades da Ucrânia
Presidente ucraniano afirma que 30% das centrais elétricas do país foram destruídas desde 10 de outubro
Internacional|Do R7
As autoridades ucranianas afirmam que várias instalações de energia em diversas cidades do país, incluindo a capital, Kiev, foram atacadas pela Rússia nesta terça-feira (18). De acordo com as informações preliminares, duas pessoas morreram uma ficou ferida.
Os bombardeio provocaram grandes cortes de abastecimento com a aproximação do inverno, denunciou o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.
"Desde 10 de outubro, 30% das centrais elétricas foram destruídas, o que provocou grandes cortes no país", afirmou Zelenski no Twitter, reiterando a recusa a negociar com o presidente russo, Vladimir Putin.
Na capital foram registrados "três ataques contra uma central de energia na margem esquerda da cidade", afirmou Kirilo Timoshenko, vice-chefe de gabinete da presidência.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, citou explosões no distrito de Desnianski, ao nordeste da capital, que atingiram uma "infraestrutura crítica".
Timoshenko também relatou dois bombardeios contra uma instalação na cidade de Dnipro, centro do país, que provocou "danos graves".
Leia também
Vários distritos da cidade ficaram sem energia elétrica, segundo o governador da região.
Também foram registrados ataques contra uma instalação de energia em Yitomir, cidade ao oeste de Kiev, informou Timoshenko. O prefeito da localidade afirmou que isto provocou um corte no fornecimento de energia e água.
No leste do país, uma indústria foi atacada em Kharkiv, segundo o prefeito, Igor Terekhov, que citou "duas séries de explosões" em um período de cinco minutos.
Drone suicida provoca correria e medo nas ruas em ataque com três mortos na capital da Ucrânia
" gallery_id="634d5b0819d22485c70013f2" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ataques-russos-atingem-instalacoes-de-energia-em-varias-cidades-da-ucrania-18102022"]