Até 70% da população pode pegar coronavírus, afirma Merkel
Premiê disse que concorda com estimativa de especialistas e ressalta que população não está protegida de doença que ainda não tem cura ou terapia
Internacional|Da EFE
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira (11) que, segundo especialistas, entre 60% e 70% da população do país pode ser contagiada pelo novo coronavírus.
Na primeira entrevista coletiva da governante sobre o coronavírus, a chanceler afirmou que concorda com a avaliação dos especialistas que veem a nova doença como uma epidemia que acabará infectando a maior parte da população mundial.
Leia também
Merkel ressaltou que a população não está imunizada contra o coronavírus, para o qual "ainda não há terapia nem vacina", motivo pelo qual o vírus acabará se propagando amplamente.
Seguindo a lógica dos especialistas, Merkel disse que o essencial agora é tentar retardar o avanço da doença para não saturar o sistema de saúde e "ganhar tempo" para o desenvolvimento de meios terapêuticos contra a Covid-19.
Essa estratégia também ajuda a minimizar o número de pessoas infectadas, especialmente entre os grupos vulneráveis, os idosos e aqueles com doenças preexistentes. Por isso, pediu para a população ter "solidariedade" e priorizar a rotina, sem comparecer a eventos esportivos ou musicais, por exemplo.
Em nível europeu, Merkel defendeu "rigidamente" as medidas e se mostrou contra ações individuais como o fechamento de fronteiras.