Ativista sueca Greta Thunberg recebe prêmio na França
Prêmio ganho neste domingo (21), é por reconhecimento pela ação de conscientizar sobre a necessidade de atuar contra a mudança climática
Internacional|EFE
A jovem ativista sueca Greta Thunberg recebeu neste domingo (21) o Prêmio da Liberdade da Normandia, na primeira edição desta cerimônia criada pela região francesa de mesmo nome, em reconhecimento por sua ação para conscientizar sobre a necessidade de atuar contra a mudança climática.
"A relação entre a urgência climática, as migrações maciças e a fome não estão claras para todo o mundo. Isso tem que mudar", declarou Greta, de 16 anos, em um breve discurso de agradecimento em Caen, no norte da França.
O presidente da Normandia, Hervé Morin, ressaltou que a ativista "faz parte dessas figuras" que conseguiram que a luta contra a mudança climática fosse um objetivo "coletivo".
Além de um troféu, Greta recebeu um cheque de 25 mil euros para promover sua iniciativa, em cerimônia na qual estiveram presentes dois veteranos do Desembarque da Normandia, em junho de 1944.
Leia também
Mais de 100 propostas de todo o mundo foram analisadas pelo júri, formado por 60 jovens, que selecionou três candidaturas, a da ativista sueca, a do blogueiro saudita Raif Badawi e a do fotógrafo chinês Lu Guang.
Greta, que viajou até Caen de trem e não de avião, para mostrar que se compromete a limitar o impacto ambiental de suas viagens, discursará na próxima terça-feira em Paris na Assembleia Nacional, convidada por 162 deputados membros de um coletivo contra o aquecimento global.