Ativistas ambientais vandalizam obra em museu na Áustria; assista ao vídeo
Grupo 'Última Geração' assumiu responsabilidade pelo ato; autoridades do país criticaram e condenaram a ação
Internacional|Do R7

Ativistas ambientais pulverizaram a famosa pintura "Morte e Vida" do pintor austríaco Gustav Klimt com um líquido preto nesta terça-feira (15), no Museu Leopold, em Viena, capital da Áustria.
"Infelizmente fomos vítimas de um ataque pouco depois das 10h00 GMT(07h00 no horário de Brasília)", disse o porta-voz do museu, Klaus Pokorny, à AFP.
"Após uma primeira verificação na presença da equipe de restauração, podemos esclarecer qualquer preocupação sobre possíveis danos à obra ou sua estrutura original", afirmou a instituição em nota.
Ativistas do grupo "Última Geração", que reúne ativistas alemães e austríacos, reivindicaram a responsabilidade pela ação no Twitter ao divulgar imagens. Nelas, dois homens são vistos atacando a obra, um deles tenta enfiar a mão no vidro, antes de ser parado por um funcionário.
"Parem a destruição (da humanidade) com combustíveis fósseis. Estamos caminhando para o inferno climático", gritou um dos ativistas.
Nesta terça-feira a entrada no museu é gratuita por um dia patrocinado pelo grupo petrolífero austríaco OMV.
Este grupo se define como "a primeira geração a experimentar o início do colapso climático e a última que ainda pode detê-lo".
Nas últimas semanas, ativistas ambientais multiplicaram ações em todo o mundo atacando obras de arte para alertar a opinião pública sobre o aquecimento global.
"As preocupações dos militantes são legítimas, mas atacar obras de arte certamente não é a melhor maneira de evitar as mudanças climáticas previstas", reagiu o diretor do museu, Hans Peter Wipplinger.
Já a secretária de Estado da Cultura, Andrea Mayer (ambientalista), foi compreensiva com as "preocupações e também o desespero" dos ativistas, num comunicado transmitido à AFP. Mayer considerou que “aceitar o risco de danos irreversíveis às obras de arte não é o caminho a seguir”.
Os dois ativistas não foram presos, mas são alvo de "uma denúncia por danos materiais e perturbação da ordem pública", disse um porta-voz da polícia austríaca, entrevistado pela AFP.
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas ap...
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas após serem degradadas, porém, é uma dúvida comum. Saiba como estão sete quadros e esculturas que foram alvo de atentados * Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime





















