Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ativistas esvaziam pneus de SUVs para salvar planeta da poluição

Grupo de ambientalistas está incentivado um boicote a esse tipo de veículo para frear as mudanças climáticas 

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Grupo posta imagens dos atos em seu canal do telegram
Grupo posta imagens dos atos em seu canal do telegram

Um grupo de ambientalistas radicais declarou 'guerra' aos proprietários de SUVs e está encorajando as pessoas a sabotarem ativamente carros desse tipo pelas ruas.

Os "Extinguidores de Pneus" são uma organização em prol do meio ambiente que foi criada no Reino Unido em 2022 e que agora atua em outros países, como os EUA e a Alemanha.

Seguno Herald Sun, os ativistas, que tem uma abordagem mais extremista, desejam livrar as estradas dos veículos que consideram "massivos e desnecessários".

O manifesto do grupo afirma que os ativistas, e qualquer um que queira se juntar a causa, devem "incomodar os proprietários de SUVs" esvaziando os pneus sempre que possível.


"Os SUVs são maiores e mais pesados do que outros carros, são mais poluentes e consomem mais combustível", diz o site do grupo. "Isto os torna um desastre para o nosso clima. Pesquisadores da Agência Internacional de Energia ficaram chocados em 2019 ao descobrir que os SUVs são a segunda maior causa do aumento global das emissões de dióxido de carbono na última década, mais do que o transporte marítimo, aviação, indústria pesada e até mesmo caminhões", alegam.

Os membros do grupo espalham panfletos e adesivos pelas cidades em que atuam, com instruções sobre como esvaziar um pneu. Eles também postam imagens dos "ataques" em suas redes.


"Nosso objetivo é tornar impossível possuir um enorme 4x4 poluente nas áreas urbanas do mundo", diz um dos folhetos. "Para fazer isso, precisamos que as pessoas em todos os lugares esvaziem os pneus dos 4x4, semana após semana".

Algumas pessoas definitam essa maneira de lutar pelo meio ambiente como 'criativas' e um 'compromisso' contra as mudanças climáticas. Outras criticaram o grupo por vandalismo e por colocar a segurança das pessoas em risco.


Leia também

Os ambientalistas afirmam que suas ações são necessárias para aumentar a conscientização sobre a crise climática e pressionar os governos a agirem.

Eles também afirmam que estão comprometidos com a não violência, e que só atacam SUVs estacionados em locais públicos.

"E é muito difícil ser pego fazendo isso, a menos que os proprietários de SUVs queiram ficar acordados a noite toda, todas as noites, defendendo seus veículos na remota possibilidade de que apareçamos", pontuou um dos participantes do grupo à imprensa. 

Mistério italiano: canais de Veneza ficam verdes e autoridades convocam reunião de emergência

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.