Austrália quebra recorde com janeiro mais quente da história
Onda de calor, que segue até abril, fez país registrar temperaturas acima dos 40º. Algumas regiões enfrentam seca e incêndios florestais
Internacional|Giovanna Orlando, do R7
A Austrália registrou o mês de janeiro mais quente da história, com temperaturas acima dos 40 graus. Essa é a primeira vez que o clima sobe para além dos 30 graus na estação, desde 1910. Segundo o centro de meteorologia do país, a onda de calor vai seguir intensa até abril.
As altas temperaturas são consequência de um sistema de alta pressão vindo do litoral sul que bloqueou a passagem do ar fresco. Além disso, o atraso de uma monção impediu a chegada de um ar mais frio e úmido, explicou o climatologista Andrew Watkins.
Algumas partes do país, como Victoria e o sul da Austrália, ainda tiveram baixa nas chuvas, o que ajudaria a amenizar o clima. A Tasmânia está sofrendo com incêndios florestais, resultado do clima extrema e pelo ar seco e o preço da eletricidade no país disparou.
Leia também
A temperatura mais alta registrada no mês foi em Port Augusta, onde os termômetros marcaram 49.5 graus. Victoria chegou a marcar 47.5 graus e as noites em Borrona Downs alcançaram os 36 graus. Cloncurry registrou 43 dias seguidos com temperaturas acima dos 40 graus.
A previsão é de que o calor persista durante fevereiro e amenize depois de abril.