Austrália registra temperatura recorde e declara emergência

País registrou média de 41.9°C e algumas cidades também quebraram recorde de temperatura, como Adelaide, com 45.3°C e Nullarbor, com 49°C

Austrália registra média de 41.9° C

Austrália registra média de 41.9° C

AAP Image/David Crosling/via REUTERS - 18.12.2019

Com a nova onda de calor, a Austrália quebrou de novo o recorde de maior temperatura média já registrada no país na quarta-feira (18), com 41.9°C, um dia depois do recorde ter sido quebrado com 40.9°C registrado na terça-feira (17).

Antes, o recorde era de 40.3°C, marcado em 2013.

Com as temperaturas altíssimas, os incêndios florestais se intensificaram e a região de Nova Gales do Sul, que tem Sydney como capital, declarou estado de emergência, que vai durar uma semana. Bombeiros da região estão tentando controlar cerca de 100 focos de incêndio no momento.

As previsões começaram a passar dos 40°C no começo da semana, e a previsão é que continuem subindo. O Centro de Meteorologia disse que algumas cidades também quebraram o recorde de temperatura local, como Adelaide, que teve temperaturas passando dos 45.3°C e Nullarbor, que chegou aos 49.9°C.

Os incêndios

Os incêndios estão ativos há meses e ainda não foram extinguidos. O fogo já destruiu milhares de hectares de terra, matou seis pessoas e tornou os coalas, animal símbolo da nação, funcionalmente extinto.

Enquanto a Austrália passa pela crise, o primeiro-ministro Scott Morrison está curtindo as festas de final de ano com a família no Havaí.