Autoridades afegãs e Taliban mantêm conversas de paz e se encontrarão novamente
Internacional|Do R7
Por Kay Johnson
ISLAMABAD (Reuters) - As primeiras conversas de paz oficiais entre o Taliban e o governo do Afeganistão terminaram com um acordo para a realização de um novo encontro após o mês muçulmano do Ramadã, disseram autoridades nesta quarta-feira.
O Paquistão sediou a reunião em uma tentativa de colaborar pelo fim de mais de 13 anos de guerra no vizinho Afeganistão, onde o Taliban vem tentando reestabelecer seu regime islâmico extremista, após ser derrubado por uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos em 2001.
A próxima rodada da conversas está planejada para 15 e 16 de agosto em Doha, capital do Catar, de acordo com fontes próximas os participantes. O encontro desta terça-feira foi saudado como um "avanço" pelo premiê do Paquistão, Nawaz Sharif.
Mas estava longe de ficar claro se o processo de paz poderia terminar com um conflito crescente que mata centenas de afegãos a cada mês. A liderança taliban está dividida sobre o processo de paz, e diversos comandantes desertaram para seguir o rival jihadista Estado Islâmico.