Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Autoridades japonesas trabalham para resgatar pessoas presas sob escombros após terremoto

Na cidade de Wajima, equipes registraram pelo menos 30 casas danificadas pelo tremores de terra

Internacional|Do R7

Região de Ishiwaka foi a mais afetada pelos tremores de terra
Região de Ishiwaka foi a mais afetada pelos tremores de terra Yusuke FUKUHARA/Yomiuri Shimbun/AFP - 01.01.2024

O governo do Japão confirmou nesta segunda-feira (1º) que havia pelo menos seis pessoas presas sob os escombros das suas casas em Wajima, na costa ocidental do centro do país, após o terremoto de 7,6 graus de magnitude, que teve seu epicentro muito perto dessa cidade, gerando alerta de tsunami em grande parte do arquipélago.

O ministro porta-voz do Executivo japonês, Yoshimasa Hayashi, informou em coletiva de imprensa que foram enviados membros das Forças de Autodefesa (Exército) para ajudar nos esforços de resgate.

Por sua vez, o ministro da Defesa, Minoru Kihara, afirmou que cerca de 20 aeronaves militares foram enviadas para a área.

A cidade de Wajima foi a mais atingida pelo terremoto, que destruiu pelo menos 30 casas e parece ter causado também o desabamento de um edifício, segundo a emissora pública NHK.


O terremoto, que foi sentido inclusive em Tóquio, ocorreu na península de Noto, na província de Ishikawa, às 16h10 (hora local, 4h10 de Brasília). Inicialmente, a JMA (Agência Meteorológica do Japão) estimou que o tremor tinha sido de 7,4 graus na escala Richter, embora mais tarde tenha revisado a magnitude para cima em dois décimos.

Nas horas seguintes, foram registradas mais de duas dezenas de tremores secundários, e a JMA alertou que durante a próxima semana é muito provável que ocorram mais sismos de magnitude semelhante.


O terremoto forçou a ativação do alerta para ondas de até 5 m de altura na província de Ishikawa e para ondas de até 3 m para as províncias de Fukui, Toyama, Hyogo, Niigata e Yamagata.

Um alerta geral de tsunami também foi acionado em toda a costa ocidental das ilhas de Honshu e Hokkaido e no norte da ilha de Kyushu.


Posteriormente, a JMA reduziu o alerta em Ishikawa por enquanto para ondas de até 3 m.

Incêndio, chão rachado e casas destruídas: veja imagens do terremoto que sacudiu o Japão

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.