Rússia x Ucrânia

Internacional Autoridades ucranianas pedem que população abandone o leste do país

Autoridades ucranianas pedem que população abandone o leste do país

Civis podem ficar impossibilitados de ser resgatados se a Rússia intensificar as ofensivas na região do Donbass

AFP
Ucrânia pede a civis que deixem o leste do país pelo risco de aumento dos ataques russos na região

Ucrânia pede a civis que deixem o leste do país pelo risco de aumento dos ataques russos na região

FADEL SENNA / AFP

A Ucrânia pediu nesta quarta-feira (6) aos habitantes do leste do país que abandonem a região "agora", em meio aos temores de uma grande ofensiva do Exército russo na região do Donbass, alvo prioritário do Kremlin no momento.

As autoridades regionais "pedem à população que abandone esses territórios e faça tudo para que as retiradas aconteçam de maneira organizada", afirmou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk no Telegram.

Ela acrescentou que é necessário fazer isso agora ou correr o risco de morte.

Se o Exército iniciar um ataque de larga escala na região, "não poderíamos ajudar mais os moradores porque seria praticamente impossível parar os combates".

"É necessário sair enquanto essa possibilidade existe. E, no momento, ainda existe", insistiu a vice-primeira-ministra, que coordena os corredores humanitários desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

De acordo com Vereshchuk, a retirada das forças russas das áreas de Kiev e de Chernihiv (norte) na semana passada "não é um gesto de boa vontade" de Moscou, e sim o resultado de "nosso Exército, autoridades e todo o povo ucraniano" de provocar o recuo dos russos.
 

A Rússia anunciou que reorganizaria suas forças para concentrar a ofensiva no Donbass, leste da Ucrânia, onde os separatistas pró-Moscou lutam contra o Exército ucraniano há oito anos.

Últimas