Avião cai pouco após decolar de aeroporto em Cuba
Aeronave sofreu queda depois de levantar voo no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana; Três passageiros já foram resgatados
Internacional|Ana Luísa Vieira e Beatriz Sanz, do R7
Um avião Boeing 737 caiu em Havana, Cuba, nesta sexta-feira (18), pouco após decolar do Aeroporto Internacional José Martí.
A aeronave da empresa estatal Cubana de Aviación levava 104 passageiros, além de nove integrantes da tripulação, somando 113 pessoas a bordo e teria caído, em chamas, às 12h08 no horário local (13h08 no horário de Brasília), segundo o Granma — jornal oficial do Partido Comunista de Cuba.
Quatro passageiros já foram resgatados, de acordo com o jornal cubano Granma, um dos sobreviventes não suportou os ferimentos e morreu. As três mulheres estão em estado crítico, mas já foram hospitalizadas.
A imprensa cubana está divulgando a informação havia duas crianças no voo. Uma de 4 anos e outra de 2 anos. Os familiares das vítimas estão a caminho da escola de aviação Fernando Alvárez.
Segundo o jornal espanhol El País, cinco tripulantes eram mexicanos. Eles são o capitão Jorge Luis Núñez Santos, o primeiro oficial Miguel Ángel Arreola Ramírez e as comissárias de bordo María Daniela Ríos, Abigail Hernández García e Beatriz Limón. Seus familiares estão no aeroporto da capital mexicana no aguardo de informações.
Em publicação no Twitter, a CubaTV — rede de noticiário local —informa que a aeronave pertencia à companhia Cubana de Aviación e seu destino seria a provícia de Holguín, a leste do país.
O avião caiu em uma área de cultivo agrícolo na cidade de Boyero, há cerca de 40 quilômetros de Havana.
Na rede social, usuários publicaram fotos das nuvens de fumaça tomando a pista do aeroporto José Martí — considerado o principal do país — e afirmam que o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, se encontra no local. O líder declarou que há um alto número de vítimas em decorrência do acidente, segundo a agência de notícias AFP.