Baleia que seria espiã russa é vista na Suécia depois de preocupar autoridades na Noruega
Animal foi visto em 2019 usando uma espécie de coleira com a inscrição 'St. Petersburg', o que indicaria relação com Moscou
Internacional|Do R7
A beluga que pode ter sido treinada pela Rússia para espionar outros países foi vista nas águas próximas da Suécia.
Na semana passada, as autoridades da Noruega divulgaram um comunicado em que pedem à população que evite qualquer aproximação com o animal, ainda que ele seja amigável e busque interação com barcos.
O animal foi avistado pela primeira vez em 2019 próximo do território norueguês e estava utilizando uma espécie de coleira com a inscrição "St. Petersburg", o que indicaria uma relação com Moscou.
Além disso, o equipamento tinha um suporte que poderia ser usado para prender uma câmera subaquática, o que levantou a suspeita de que se tratasse de um "baleia espiã".
Em entrevista ao The Guardian, o biólogo marinho Sebastian Strand, da organização OneWhale, explicou que a beluga estaria se movimentando pelas águas entre os dois países à procura de companhia, já que essa espécie costuma viver em grupo.
O especialista explica que a população mais próxima de belugas na região fica em um arquipélago entre a costa norte da Noruega e o Polo Norte.
Os noruegueses apelidaram a "agente russa" de Hvaldimir, um mistura de baleia em norueguês, hval, com o nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Moscou nunca emitiu nenhuma reação oficial à especulação da Noruega de que a baleia tenha sido treinada para espionar.
Leia também
Turista aventureiro visitou todas as sete maravilhas do mundo em menos de uma semana