Logo R7.com
RecordPlus

Bancos russos começam a bloquear grandes saques em caixas eletrônicos; entenda

Movimento coincide com a entrada em vigor, a partir de 1º de janeiro, de novos critérios do Banco Central da Rússia

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Bancos russos bloqueiam saques grandes em caixas eletrônicos temporariamente.
  • Medida foi adotada antes da ampliação das regras de monitoramento contra fraudes pelo Banco Central russo.
  • Clientes confirmam saques considerados "significativos" antes de a operação ser liberada.
  • Novos critérios em vigor a partir de janeiro incluem monitoramento de transferências elevadas e operações suspeitas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Também passaram a ser monitoradas tentativas de depósito em dinheiro via caixa eletrônico com cartões digitais
Também passaram a ser monitoradas tentativas de depósito em dinheiro via caixa eletrônico com cartões digitais Freepik

Bancos da Rússia passaram a bloquear temporariamente saques de grandes quantias em caixas eletrônicos e a entrar em contato com clientes para confirmar as operações. A medida começou a ser adotada na quarta-feira (31) e ocorre às vésperas da ampliação das regras de monitoramento contra fraudes determinadas pelo Banco Central russo.

Segundo reportagem do site Meduza, quando um cliente tenta sacar uma quantia considerada “significativa”, sem que haja um valor mínimo divulgado, a operação é interrompida automaticamente. Em seguida, o banco liga para o titular do cartão para confirmar se o saque foi autorizado.


Após a confirmação, o cliente é informado de que poderá repetir a operação após cinco minutos. Na segunda tentativa, o dinheiro é liberado pelo caixa eletrônico.

Leia mais:

O movimento coincide com a entrada em vigor, a partir de 1º de janeiro, de novos critérios do Banco Central da Rússia para identificar possíveis fraudes. A autoridade monetária ampliou o conjunto de indicadores que os bancos devem usar para sinalizar operações suspeitas, incluindo padrões relacionados ao Sistema de Pagamentos Mais Rápidos, conhecido como Faster Payments System, além de operações em dinheiro.


Entre os novos critérios estão transferências acima de cerca de 2.557 dólares, considerando a taxa de câmbio oficial do Banco da Rússia em 31 de dezembro, seguidas de uma transferência para terceiros em até 24 horas.

Também passaram a ser monitoradas tentativas de depósito em dinheiro via caixa eletrônico com cartões digitais tokenizados e situações em que há mudança recente no número de telefone usado para autenticação bancária.


O reforço no controle ocorre em meio a discussões sobre a integração dos sistemas de pagamento russos com plataformas internacionais. Reportagens recentes indicaram que um projeto de superaplicativo Rússia China planeja oferecer suporte ao Sistema de Pagamentos Mais Rápidos da Rússia e integrar serviços de pagamento chineses, permitindo transferências em rublos e operações internacionais.

Até o momento, as autoridades russas não informaram se os bloqueios temporários de saques se tornarão uma prática permanente ou se fazem parte apenas do período inicial de adaptação às novas regras de prevenção a fraudes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.