Banda country muda de nome para evitar associação com termo racista
Lady Antebellum passará a se chamar Lady A, já que 'Antebellum' é uma palavra associada à escravidão no sul dos Estados Unidos
Internacional|Da EFE
A banda country Lady Antebellum passará a se chamar Lady A, já que o termo usado anteriormente é uma palavra associada à escravidão no sul dos Estados Unidos.
A troca de nome foi confirmada nesta quinta-feira (11), em anúncio nas redes sociais. A banda se lamentou por demorar para levar em conta as conotações da palavra e que nas últimas semanas abriu "os olhos para as injustiças, a desigualdade e os prejuízos que as pessoas negras sempre enfrentaram".
"Antebellum" é um termo que significa "antes da guerra", e que na cultura americana é vinculado ao momento em que os estados do sul defendiam a escravidão, prática que levou à Guerra Civil.
Leia também
"Quando começamos, há quase 14 anos, nomeamos a nossa banda em homenagem à casa de estilo sulista 'antebellum' onde tiramos nossas primeiras fotos. Como músicos, nos lembrávamos de toda a música nascida no sul e que nos influenciou", explicou o grupo.
"Mas lamentamos dizer que não levamos em conta as associações desta palavra que se referem ao período da história anterior à guerra civil, que inclui a escravidão", acrescentou.
A partir de agora, a banda se chamará Lady A, um apelido já utilizado pelos fãs. A decisão foi tomada após um período de "reflexão pessoal, discussão e muitas conversas honestas com alguns amigos e colegas negros mais próximos".
Homem invade protesto com carro e atira em manifestante nos EUA