'Barbie humana' é acusada de comandar uma espécie de seita e envenenar milhões de pessoas
Valeria Lukyankova criou um grupo exclusivo nas redes sociais e teria posto a vida de seus fãs em risco com conselhos perigosos
Internacional|Do R7
A ucraniana Valeria Lukyankova, de 37 anos, conhecida como a "Barbie humana", ou "Barbie da vida real", está sendo acusada de comandar uma espécie de seita e pôr em risco de envenenamento seus 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Na última semana, ela criou um clube pelo valor de 13 libras (R$ 79) por mês, para compartilhar conteúdos exclusivos, e teria posto seus fãs em risco com conselhos perigosos. Valeria está sendo investigada pela polícia russa e pelo Ministério Público. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.
Entre as acusações que correm contra Valeria estão a de que ela teria incitado seus seguidores a beberem terebintina, um líquido tóxico, para livrar seus corpos de parasitas, e incentivado seus fãs a inalarem mercúrio para despertar "habilidades paranormais e memórias de vidas passadas".
Os seguidores também teriam sido estimulados a "fazer tampões com alcatrão e óleo essencial de toranja" para tornar seus órgãos sexuais menores, relatou a youtuber ucraniana Katya Konasova, conhecida em expor falsos curandeiros.
Leia também
Em resposta ao vídeo da youtuber e às críticas que vem recebendo, Valeria fechou o clube Rex Deus, como era chamada a "seita". Em seguida, ela publicou uma explicação desconexa para tal.
"Por que eu fechei o clube Rex Deus? Rex Deus ajudou milhares de pessoas a se encontrarem, aprenderem sua missão, aprenderem como o mundo funciona, dominarem as tecnologias quânticas e aplicá-las na vida cotidiana. Todos os dias recebo palavras de agradecimento dos sócios do clube", afirmou.
"Apesar disso, percebi que não posso fazer mais isso", disse ela, acrescentando que tinha que "compartilhar informações com ainda mais pessoas". "Fizemos muita pesquisa em rejuvenescimento nos últimos anos [...] Esta informação não cabe no antigo clube."
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Nos comentários da publicação, um internauta comentou que o verdadeiro motivo do fechamento do clube era a exposição gerada por Katya Konasova. Outros usuários fizeram duras críticas a Valeria e ao comportamento dela nas redes.
"Tão bonita, mas tão podre por dentro", escreveu um. "As pessoas ouvem [seus conselhos] e põem suas vidas em risco", lamentou outro. "Como você dorme à noite sabendo que envenena as pessoas e as engana para tirar dinheiro?", questionou um terceiro.
O paradeiro de Valeria não é certo, mas acredita-se que agora ela esteja no México.