Logo R7.com
RecordPlus

Berlusconi quer coalizão com centro-esquerda na Itália

Internacional|Do R7

  • Google News

ROMA, 29 Mar (Reuters) - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi insistiu nesta sexta-feira que a única saída para o entrave político da Itália é que seus rivais de centro-esquerda aceitem um acordo de coalizão que daria a ele participação no poder.

Berlusconi encontrou o presidente Giorgio Napolitano nesta sexta-feira, depois que o líder de centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, falhou em acabar com o impasse que surgiu após as eleições um mês atrás e que tem alimentado preocupações sobre a estabilidade da terceira economia da zona do euro.


O bilionário de 76 anos disse que não há "outra solução" a não ser uma coalizão e exclui apoiar um governo tecnocrata como o conduzido pelo primeiro-ministro Mario Monti, que ele culpa por ter empurrado a Itália em uma recessão.

"Nossa posição não mudou, nós expressamos isso com absoluta clareza ao presidente", disse Berlusconi a repórteres, após encontrar o presidente Giorgio Napolitano.


Roberto Maroni, líder do partido que é um aliado de Berlusconi, Liga Norte, também rejeitou outro governo tecnocrata, dizendo que é melhor que seja feita nova eleição a deixaram o país em um entrave.

Luigi Zanda, líder do grupo do Partido Democrático no Senado, recusou a oferta de Berlusconi, dizendo que é "muito difícil" imaginar uma coalizão com o partido Povo da Liberdade do ex-primeiro ministro.


O partido anti-establishment da Itália, Movimento 5 estrelas, informou nesta sexta-feira que não vai dar voto de confiança a nenhum governo conduzido por outros políticos ou tecnocratas como o primeiro-ministro Mario Monti.

(Reportagem de James Mackenzie e Catherine Hornby)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.