Biden comete gafe e chama Volodimir Zelensky de Vladimir
Deslize aconteceu durante fala na reunião de cúpula da Otan, realizada em Vilnius, capital da Lituânua
Internacional|Do R7
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma gafe durante a cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ao se referir ao chefe de estado da Ucrânia, Volodimir Zelensky, como "Vladimir", primeiro nome de seu opositor russo, Vladimir Putin. O evento foi realizado na terça (11) e na quarta-feira (12), em Vilnius, capital da Lituânia.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Vladimir e eu… eu não deveria estar tão familiarizado", afirmou Biden durante entrevista coletiva na cúpula da Lituânia, parecendo se recuperar segundos após o erro. "Senhor Zelensky e eu conversamos sobre o tipo de garantias que poderíamos dar enquanto eu estivesse na Ucrânia quando nos encontrássemos em outros lugares", acrescentou.
Na hora da gafe, Biden havia acabado de prometer apoiar a Ucrânia "pelo tempo que for necessário", enquanto ele e os outros líderes do G7 anunciavam um novo acordo para a segurança da Ucrânia.
"Estaremos lá o tempo que for necessário", disse Biden. "'Vamos ajudar a Ucrânia a construir uma defesa forte e capaz em terra, ar e mar", acrescentou antes de ser conduzido para fora do palco, insistindo que os militares ucranianos seriam "uma força de estabilidade na região".
Leia também
Este é mais um dos deslizes de grande repercussão cometidos por Biden. Segundo o tabloide Daily Mail, o presidente passou a usar regularmente cartões de sinalização em suas aparições públicas. Assessores do chefe de Estado estariam preocupados com essa questão, que se tornou frequente nos últimos tempos.