Biden vira disputa na Pensilvânia e fica mais perto de ser eleito nos EUA
Disputa ainda não acabou e tem 5 Estados indefinidos. É necessário ter, ao menos, 270 delegados para ser considerado o novo presidente do país
Internacional|Do R7
O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, virou a disputa eleitoral na Pensilvânia e está na frente do candidato à reeleição, o republicano Donald Trump. A diferença entre os dois é de cerca de 5.000 votos no Estado, um dos mais decisivos na definição da corrida eleitoral do país.
Acompanhe a apuração dos votos nos Estados Unidos
Leia também
Biden agora tem 3.295.327 votos no estado, contra 3.289.731 do atual presidente. As projeções apontam que 98% das urnas da Pensilvânia já foram analisadas.
Segundo projeções da Associated Press, Biden está com 264 delegados contra 214 de Trump. Se vencer na Pensilvânia, o democrata soma mais 20 delegados e ultrapassa o número mínimo de 270 para ser considerado eleito.
Os democratas conseguiram virar também o resultado na Geórgia, que é tradicionalmente um Estado que vota com os republicanos.
Apesar de alguns veículos de imprensa já atribuírem a vitória de Biden no Arizona, a disputa segue aberta no Estado que tem 90% das urnas apurada e menos de 50 mil votos de diferença entre Trump e Biden - o democrata tem essa vantagem agora.
Ainda assim, mesmo se perder no Arizona, vencendo a Geórgia e a Pensilvânia, Biden chegaria à Casa Branca.
Resta ainda finalizar a apuração dos votos em Nevada, que tem liderança temporária de Biden. Trump, por sua vez, aparece na frente na Carolina do Norte (15 Colégios Eleitorais) e no Alasca (3 Colégios Eleitorais).
Ainda não há uma previsão de quando um dos candidatos pode ser anunciado como eleito. Matematicamente, tanto Biden quanto Trump pode vencer as eleições nos EUA.