Blocos enormes de gelo descem por rio e invadem cidade na Rússia
Pessoas que passavam sobre uma ponte quase foram atingidas quando a proteção lateral foi destruída pela força do fenômeno
Internacional|Sofia Pilagallo, do R7*
Enormes blocos de gelo à deriva no rio Amur, que forma uma parte da fronteira entre a Rússia e a China, atingiram a cidade russa de Khabarovsk, derrubaram uma barreira de metal em uma ponte e quase atingiram pessoas que passavam pelo local.
O gelo que corre pelo rio é algo que acontece anualmente na região, mas nem sempre há prejuízos e riscos para quem vive na cidade localizada no extremo oriente da Rússia.
Autoridades russas que atuam em situações de emergência, algo como a defesa civil no Brasil, confirmaram à agência Sputnik que uma força-tarefa foi enviada para a cidade para acompanhar a situação.
Apesar da força com que os grandes blocos de gelo desceram o rio da cidade, não foi registrado nenhuma vítima ou caso de pessoas feridas.
Na semana passada, o portal de notícias russo Today KHV relatou que os blocos de gelo que desceram pelo rio arrastaram três navios de um ponto na cidade.
Duas das embarcações chegaram a ser levadas por vários quilômetros antes de ficarem presas em um banco de areia próximo do encontro do rio com o mar.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques