Logo R7.com
RecordPlus

Boato em rede social faz lavrador perder 150 toneladas de batatas na Polônia

Publicação falsa levou dezenas de pessoas a invadirem plantação sob a crença de que o agricultor estava doando o produto

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um fazendeiro na Polônia perdeu 150 toneladas de batatas devido a um boato nas redes sociais.
  • A publicação falsa afirmava que ele estava doando as batatas por não conseguir vendê-las.
  • Dezenas de pessoas invadiram sua plantação e levaram os legumes em um fim de semana.
  • O agricultor, identificado como Piotr, está buscando uma solução amigável e considera acionar o Ministério Público.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

População levou até caminhões para levar as batatas Reprodução/Facebook/nowiny24

Um fazendeiro polonês perdeu toda a safra deste ano após um boato nas redes sociais afirmar que ele estaria distribuindo batatas de graça por não conseguir vendê-las.


O caso aconteceu em Dąbrowica, na Polônia. Cerca de 150 toneladas de batatas foram levadas em apenas um fim de semana.


A mensagem viral incentivava moradores a irem até o campo do agricultor para pegar as batatas que supostamente seriam doadas. A publicação dizia que o produtor havia desistido de comercializar os legumes e autorizava a retirada gratuita. O resultado foi uma invasão em massa à plantação, com dezenas de pessoas enchendo sacos e até caminhões.

LEIA MAIS:

“Fiquei chocado. Tenho 68 anos e nunca vivi nada parecido”, declarou o agricultor, identificado apenas como Piotr, em entrevista ao portal Nowiny24. “Foi como um pesadelo saído de um filme. Espero que quem esteve lá me procure, que possamos resolver isso de forma amigável. Caso contrário, terei de acionar o Ministério Público. Alguém roubou minhas batatas”, completou.


Em vídeos divulgados pelas redes sociais, uma pessoa aparece filmando o campo. “Um fazendeiro jogou fora 150 toneladas de batatas que não conseguiu vender. Ele disse que todos podiam pegar, de graça!”, disse. A gravação teria ajudado a espalhar ainda mais o falso rumor nas redes polonesas.


Segundo Piotr, não apenas moradores locais, mas também agricultores de vilarejos vizinhos compareceram ao terreno. Alguns chegaram a carregar até seis reboques — o equivalente a 60 toneladas — de uma só vez. O produtor contou que não estava na cidade naquele fim de semana, pois participava de uma festa familiar, e só descobriu o ocorrido na segunda-feira, ao retornar ao campo vazio.

😮 Ludzie zbierają ok. 150 ton ziemniaków❗ ➡...

Posted by Portal informacyjny nowiny24.pl on Saturday, October 11, 2025

Um dos homens que esteve no local admitiu ter levado duas sacas e se desculpou, alegando ter sido levado pelo impulso diante da multidão. Outros, porém, não fizeram contato e desapareceram com dezenas de toneladas. “Não sei como isso vai terminar. Estou num grande problema. Já recebi mais de 70 ligações, incluindo 15 de jornalistas”, afirmou o agricultor.

Há 25 anos cultivando a mesma área em Dąbrowica, Piotr ainda não registrou queixa formal na polícia. Ele espera que, ao saberem que a história da “doação” era falsa, alguns moradores devolvam pelo menos parte das batatas levadas. Até o momento, não se sabe quem foi o responsável por iniciar o boato que provocou o prejuízo milionário.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.