Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boris Johnson afirma que 'haverá grande perigo para o mundo' se houver invasão na Ucrânia

Primeiro-ministro também reforçou que será 'criado um pacote de sanções muito severas' se a Rússia seguir com o conflito 

Internacional|Do R7

Boris Johnson: 'Grã-Bretanha sempre defenderá a liberdade e a democracia em todo o mundo'
Boris Johnson: 'Grã-Bretanha sempre defenderá a liberdade e a democracia em todo o mundo' Boris Johnson: 'Grã-Bretanha sempre defenderá a liberdade e a democracia em todo o mundo'

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou neste sábado (19), durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que há "um grande perigo para o mundo" com uma possível invasão da Ucrânia pela Rússia.

“A Grã-Bretanha sempre defenderá a liberdade e a democracia em todo o mundo,” afirmou Johnson, conforme destacou o jornal The Guardian.

"Não devemos subestimar a gravidade do que está em jogo. Nós nos unimos para criar um pacote de sanções muito severas. Estamos preparando por meio da União Europeia. Se a Rússia invadir seu vizinho, vamos fazer sanções a empresas de lá. Faremos com que eles não tenham acesso a dinheiro, principalmente por meio do mercado de Londres", afirmou de maneira enfática Johnson.

O primeiro-ministro disse que espera que a diplomacia seja bem-sucedida, mas o mundo precisa ser “inflexivelmente honesto” sobre a ameaça russa — e o enorme acúmulo de tropas e poder naval nas fronteiras da Ucrânia.

Publicidade

Também afirmou que o Reino Unido está pronto para defender a Ucrânia com o envio de navios, que soldados estão posicionados na Polônia e também estão à disposição para ajuda humanitária.

“Agora estamos estrelando uma geração de derramamento de sangue e miséria”, acrescentou, dizendo que a Rússia “não teria absolutamente nada a ganhar com esse empreendimento catastrófico e tudo a perder”. Ele instou Moscou a diminuir as tensões antes que seja tarde demais.

Publicidade

Mais cedo, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que "se a Rússia invadir novamente a Ucrânia, vamos impor sanções econômicas sem precedentes", acrescentando que os americanos estão prontos para defender cada centímetro dos territórios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Exercício militar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou exercícios militares estratégicos que envolvem mísseis balísticos neste sábado (19), em meio a tensões crescentes sobre a Ucrânia, disse o Kremlin.

As agências de notícias russas RIA Novosti e Interfax citaram o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, para confirmar o início das manobras, que são seguidas de Moscou por Putin e pelo presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.