Boris Johnson desiste da disputa para ser primeiro-ministro do Reino Unido
Político foi substituído por Liz Truss, que ficou apenas 45 dias no cargo antes de apresentar a renúncia
Internacional|Do R7
Boris Johnson anunciou neste domingo (23) que não entrará na disputa para ser novamente primeiro-ministro do Reino Unido.
Johnson disse em um comunicado que, apesar de ter o apoio necessário dos parlamentares conservadores, concluiu que "simplesmente não seria a coisa certa a fazer" porque "não se pode governar de maneira efetiva a menos que tenha um partido unido no Parlamento".
Já o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak anunciou oficialmente sua tentativa de se tornar o próximo primeiro-ministro britânico.
Sunak afirmou que se ocupar o cargo irá "endireitar" a economia do país e "unir" o Partido Conservador.
Liz Truss foi primeira-ministra do Reino Unido por apenas 45 dias. A passagem dela representa o mandato mais curto de um primeiro-ministro no país. Antes dela, George Canning ficou no cargo por 119 dias antes de morrer, em 1827.
Todo o problema começou quando Truss defendeu um plano econômico, que reduzia drasticamente a cobrança de impostos e subsidiava parte das elevadas contas de energia elétrica às vésperas da chegada do inverno europeu, sem uma fonte de financiamento que não fosse aumentar a dívida pública britânica.