Boris Johnson planeja convocar eleições gerais antecipadas, diz BBC
Emissora britânica afirma que 'conversas ativas' analisam a possibilidade de solicitar ao Parlamento o sinal verde à antecipação das eleições
Internacional|Da EFE
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, planeja convocar eleições gerais antecipadas caso o governo seja derrotado nesta semana no Parlamento pelos deputados que querem bloquear um Brexit sem acordo, segundo informações divulgadas pela BBC, nesta segunda-feira (2).
A emissora público britânica afirma que em Downing Street — escritório e residência oficial do premiê — "acontecem agora conversas ativas" para analisar a possibilidade de solicitar ao Parlamento que dê sinal verde à antecipação das eleições.
O conservador Johnson convocou uma reunião inesperada de seu governo para hoje à tarde, onde será estudada essa opção, segundo a BBC.
Leia também
A emissora indica que o possível anúncio poderia ser feito na quarta-feira, embora ainda não se tenha tomado nenhuma decisão definida.
O governo do Reino Unido está comprometido em deixar a União Europeia (UE) em 31 de outubro com ou sem acordo.
O impasse do Brexit
Na semana passada, o líder conservador anunciou a suspensão do Parlamento por cinco semanas, a partir da metade deste mês até o dia 14 de outubro, indignando os deputados opositores da saída da UE, pois o fechamento parlamentar reduz sua margem para tentar bloquear essa opção.
Apesar do cronograma apertado, o Partido Trabalhista — principal grupo de oposição — e outras formações políticas planejam propor amanhã ao Parlamento, que retoma suas sessões após as férias de verão, uma nova legislação com a qual tentar conter esse cenário.
O governo alertou os deputados "tories" que, se apoiarem essa medida, serão expulsos do partido.
O calendário oficial define as próximas eleições gerais para 2022. Segundo a legislação eleitoral atual, Johnson precisaria do apoio de dois terços dos 650 deputados para convocar eleições neste ano.
A BBC também afirma que as hipotéticas eleições antecipadas aconteceriam no próximo dia 11 de outubro.
O líder trabalhista Jeremy Corbyn disse nesta segunda-feira durante um discurso em Salford (norte da Inglaterra) que seu partido apoiaria a convocação para eleições antecipadas.
Também afirmou que seu partido trabalha com outras legendas opositoras para encontrar maneiras de frear Johnson.
As últimas eleições gerais foram realizadas em 2017, quando a então primeira-ministra Theresa May perdeu a maioria parlamentar, sendo obrigada a concordar com os pró-britânicos do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte o apoio para poder desenvolver as leis.