Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil anuncia voos para repatriar 622 turistas retidos no Peru

Voos da Latam e da Gol também levarão 704 turistas peruanos que ficaram no Brasil depois que os países fecharam fronteiras por conta do coronavírus

Internacional|Da EFE

Voos que irão buscar turistas brasileiros chegam a Lima e Cusco na sexta
Voos que irão buscar turistas brasileiros chegam a Lima e Cusco na sexta

O governo do Brasil anunciou, nesta quinta-feira (19), um acordo com as autoridades peruanas para fazer a repatriação de 622 turistas brasileiros que ficaram retidos no Peru depois que o país fechou suas fronteiras e adotou outras medidas de restrição para frear a propagação do coronavírus.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

O acordo, que envolve as companhias brasileiras Latam e Gol, foi anunciado em um comunicado do Itamaraty, que o descreveu como fruto de "trabalho em conjunto" dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, além da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) junto ao governo peruano. 

Leia também

Com isso,m será liberada "a realização de voos especiais até Lima na sexta-feira, 20 de março, com o objetivo de repatriar brasileiros que se encontram retidos no Peru como consequência do surto de coronavírus", segundo o comunicado.


A nota ainda afirma que a operação de repatriamento será coordenada pela embaixada brasileira em Lima,

Turistas peruanos

Segundo o ministério do Turismo do Brasil, os mesmos aviões que vão repatriar os brasileiros retidos em Lima e Cusco também levarão na ida 704 cidadãos do país que ficaram retidos em território brasileiro. A maioria deles ficou em São Paulo (299), Rio de Janeiro (249) e Foz do Iguaçu (38), após o fechamento das fronteiras.


"Estamos trabalhando 24 horas por dia para encontrar soluções para auxiliar centenas de brasileiros que estão fora do país e precisam voltar neste momento difícil que estamos passando", disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. "Este acordo será o primeiro de uma série de ações para superar isso".

Fronteiras fechadas

Os turistas brasileiros estão retidos em Lima e Cusco desde que o presidente do Peru, Martín Vizcarra, declarou estado de emergência nacional, no último domingo, por 15 dias para evitar a propagação do coronavírus e ordenou a suspensão de todos os voos internacionais.

Como as fronteiras terrestres também foram fechadas, os brasileiros não puderam embarcar em seus voos de volta nem tentar voltar ao país por terra,

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.