Brasil tem 21 das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo ranking
Das 50, 41 estão apenas na América Latina
Internacional|Do R7

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 estão no Brasil. O número assustador se torna ainda mais espantoso quando percebe-se a América Latina é hegemônica no ranking — com 86% das cidades fazendo parte do continente. O estudo foi feito pelo Conselho de Segurança Pública dos Cidadãos do México.
A lista é divulgada a cada ano desde 2011, ilustrando tendências quanto às taxas de homicídios na região. Tráfico de drogas, guerras entre gangues, instabilidade política, corrupção e pobreza são os principais culpados pelos altos índices de homicídios nessas cidades, de acordo com um estudo da ONU (Organização das Nações Unidas). Apesar de a maior parte das cidades ser da América Latina, as cidades de São Luis, Baltimore, Detroit e Nova Orleans, nos Estados Unidos, também fazem parte do ranking.
O número de cidades brasileiras violentas continua crescendo: de 14 cidades presentes na lista de 2011, o número subiu para 19 em 2014, e para 21 em 2015. Em 2011, apenas duas cidades brasileiras estavam entre as mais violentas do mundo, mas o número dobrou desde então. Uma delas, João Pessoa, capital da Paraíba, apresentou um salto particular no índice de violência: ocupava o 29º lugar em 2011, e hoje está no quarto lugar.
Inclusão social é o principal desafio para as cidades latino-americanas
Já o México, que apresentava 12 cidades no ranking em 2011, teve uma redução no índice de violência. Hoje, o país tem apenas dez cidades participando da lista. Nove delas estavam entre as 25 mais violentas do mundo, e agora estão apenas duas — Acapulco e Culiacan.
Durante os anos, não havia muita diferença entre o número de cidades venezuelanas e americanas na lista. Neste ano, tanto a Venezuela como os Estados Unidos têm quatro cidades entre as 50 mais perigosas, mas três das venezuelanas estão no top 20 — e apenas uma dos EUA.
Juarez apresentou 148 homicídios a cada 100 mil pessoas em 2011, e era a segunda cidade mais violenta do mundo. Hoje, ocupa a 27ª posição com uma taxa de homicídio de 40 a cada 100 mil pessoas.
Enquanto isso, a segunda maior cidade da Colômbia, em Medellín, é mais segura do que qualquer outra cidade americana da lista. No entanto, os homicídios por lá estão menos relacionados com as iniciativas do governo e mais com a máfia.
América Latina é região com mais mortes de ativistas de direitos humanos, diz grupo
América Latina é a região que mais avança na luta contra a fome
O Conselho de Segurança Pública dos Cidadãos do México divulgou o ranking das 50 cidades mais violentas do mundo do ano de 2015. Alguns números foram assustadores, como o fato de 21 das 50 cidades serem brasileiras — e 41 estarem na América Latina. A l...
O Conselho de Segurança Pública dos Cidadãos do México divulgou o ranking das 50 cidades mais violentas do mundo do ano de 2015. Alguns números foram assustadores, como o fato de 21 das 50 cidades serem brasileiras — e 41 estarem na América Latina. A lista teve como critério o número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Conheça quais foram consideradas as dez cidades mais perigosas para se viver. 1. San Pedro Sula, Honduras (171 homicídios para cada 100 mil habitantes). A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking desde 2011 — quando apresentava cerca de 159 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2014, o número chegou a 187. Chamada de "Faixa de Gaza hondurenha", San Pedro Sula têm índices de violência na cidade superiores aos da Palestina, que está em conflito





















