Brasileira abrigada na embaixada na Noruega volta com a filha para o Brasil
Vitória Alves Jesumary e sua filha estavam na representação em Oslo desde 28 de novembro
Internacional|Do R7, com Fala Brasil

A mãe brasileira e sua filha que estavam abrigadas na embaixada brasileira na Noruega desde o fim de novembro, para que não fossem separadas pela Justiça local, embarcaram nesta terça-feira (17) para o Brasil. Para liberar a viagem, o governo norueguês exigiu que a mãe comprovasse ter condições de criar a filha no Brasil. Elas chegam ao País na noite desta quarta-feira (18).
Vitória Alves Jesumary, de 37 anos, e a filha Sofia, de três, estavam desde 28 de novembro abrigadas na Embaixada do Brasil na Noruega, em Oslo, para evitar que o governo do país retirasse da mãe a guarda da menina.
Vitória, que vive na Noruega há três anos, procurou a representação diplomática depois que o serviço de proteção à criança local emitiu uma ordem para retirar Sofia dos pais.
A brasileira era casada com um chileno que também possui nacionalidade norueguesa. Depois de se separar, os pais brigavam na Justiça pela guarda da filha, o que impediu a volta delas ao Brasil.
No entanto, o pai da menina, depois de ficar doente, teria concordado em entregar a guarda para Vitória. Mas alegando que o processo afetava a vida de Sofia, que tem nacionalidade norueguesa e brasileira, o serviço de proteção à criança teria decidido tirá-la dos pais e deixá-la para adoção.
Segundo o Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores), o governo brasileiro acionou o Centro de Referência de Assistência Social de Varadouro (em Olinda/PE) para a emissão dos documentos solicitados pelas autoridades norueguesas, que possibilitaram a reversão da decisão do conselho tutelar e a autorização de retorno ao Brasil.
Mãe e filha chegam ao Brasil às 21h15 de hoje.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia












