Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasileira protesta por imigrantes em visita de vice dos EUA a Temer

Para Gódiva Félix, de 52 anos, separação de pais e filhos por governo americano é 'novo Holocausto'. Advogada diz que Brasil precisa ser solidário

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Gódiva protestou por crianças separadas dos pais
Gódiva protestou por crianças separadas dos pais

No dia em que o vice-presidente americano Mike Pence chegou ao Brasil para se reunir com Michel Temer na capital federal, a brasileira Gódiva Felix, de 52 anos, foi até o Palácio do Planalto protestar contra a separação de famílias de imigrantes e a política de "tolerância zero" na fronteira dos Estados Unidos com o México.

"Estamos aqui desde as 7h da manhã dando voz a pessoas que estão nos Estados Unidos humilhadas, que precisaram sair de sua terra natal para dar um melhor sustento às suas famílias e acabaram sendo tratadas como criminosas. Isso não é justo. O Brasil precisa ser solidário", afirma Gódiva, em entrevista ao R7.

Leia também

Brasileiros em abrigos

Pelo menos 51 crianças brasileiras encontram-se em abrigos separadas dos pais depois de terem cruzado a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente, segundo o último balanço divulgado pelo cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa.


Nas conversas com Pence, Temer ofereceu um avião da FAB para buscaros meninos e meninas separados de suas famílias.

A brasileira Gódiva participou do protesto empunhando um cartaz com a inscrição “Libertem nossas crianças” ao lado de outra manifestante. 


“Eu sou mãe e avó, mas mesmo que eu não fosse eu estaria aqui. A gente não precisa ser parente para sentir a dor do outro. O que precisamos é de solidariedade. O que eles [o governo americano] estão fazendo é um Holocausto, de novo. As crianças estão presas em jaulas feito bichos”, contesta Gódiva, que é formada em Direito, mas, sem emprego na área, trabalha como motorista de aplicativo para pagar as contas. Nascida no Ceará, a advogada tem família de imigrantes nordestinos e foi criada em Brasília. “Meus avós ajudaram a construir essa cidade. Eu nunca estarei no sofá sem fazer nada pelo povo brasileiro.”

Tolerância zero


A repercussão negativa a respeito da “tolerância zero” do governo Trump e as dezenas de imagens de crianças presas em jaulas dentro dos abrigos nos Estados Unidos fizeram com que o presidente americano assinasse, na última quarta-feira (20), uma ordem executiva para que as famílias de imigrantes não fossem mais separadas pelas forças de segurança na fronteira. Desde então, 522 meninos e meninas já foram reunidos com seus pais e responsáveis — a estimativa é de que 2.053 crianças tenham sido detidas na fronteira.

A viagem oficial de Mike Pence é a primeira de alto nível de um representante do governo Donald Trump ao Brasil e deve incluir uma visita a um abrigo de refugiados venezuelanos em Manaus nesta quarta-feira (26).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.