Brasileiros continuam na Faixa de Gaza, sem previsão de quando retornam para casa
Passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi aberta para estrangeiros pela primeira vez desde o início do cerco de Israel
Internacional|Do R7
A passagem de Rafah, na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, foi aberta, nesta quarta-feira (1º), para a saída de 450 estrangeiros, mas ninguém do grupo de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza foi autorizado a deixar a região.
Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ainda não há previsão de quando o grupo poderá retornar para o Brasil.
"Acredito que em breve novas listas serão publicadas e espero que nossos brasileiros estejam nelas", afirmou Candeas ao R7.
Cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca estão na lista de pessoas autorizadas a entrar no território egípcio. A lista também inclui profissionais da Cruz Vermelha e de ONGs.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, disse ao R7 que espera que "em breve" os brasileiros retornem para casa.
Israel ordenou um cerco à Faixa de Gaza nos primeiros dias de conflito com os terroristas do Hamas. Desde então, apenas caminhões carregados com comida, água e medicamentos foram autorizados a cruzar a fronteira.