Brasileiros em Portugal: entenda as mudanças na lei de cidadania
Texto torna mais rígidas as regras para solicitação de documento com aumento para sete anos de residência legal para brasileiros
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Congresso português aprovou, nesta terça-feira (28), mudanças que dificultam os pedidos de cidadania. As mudanças afetam diretamente a comunidade brasileira no país, com a atualização do tempo de residência legal para brasileiros pedirem a cidadania de cinco para sete anos. Já para outras nacionalidades, o prazo mínimo agora é de dez anos. A mudança ainda depende do aval do presidente Marcelo Rebello de Souza.
Para Andrea Ribeiro, assessora em cidadania italiana e portuguesa, as mudanças dificultam o cenário para os brasileiros, mas não impossibilita a solicitação de novas cidadanias no país. Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (29), ela explica que uma das motivações para a mudança da legislação se dá pelo fato do documento ser utilizado por muitos como uma porta de entrada para a União Europeia, o que não era benéfico tanto para o país, quanto para a região.
Leia mais
A assessora ainda pontua ser fundamental um planejamento consistente de qualquer pessoa que deseje iniciar o processo de cidadania em Portugal. Com o aumento do tempo necessário para dar entrada na documentação, pensar em todos os passos do processo é essencial para se evitar contratempos, como em casos que pessoas ficam desamparadas, até mesmo sem condições de retornar para casa.
“Eu sempre digo que tudo planejado e entrando pela porta da frente corretamente, você tem acesso a tudo. Apesar de ter algumas dificuldades, porque é natural você ser estrangeiro até você se adaptar, até você conseguir um trabalho. Hoje, a melhor forma que tem é através do visto, então as pessoas precisam estar capacitadas, solicitar os vistos e virem legalmente já para Portugal”, finaliza.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
