Brasileiros estavam nos trens que se chocaram no Machu Picchu
O centro de operações de emergência nacional confirmou que entre as vítimas estão turistas de Brasil, Chile, Argentina, EUA, entre outros
Internacional|Da Ansa Brasil
Um grupo de brasileiros ficou preso na estrada que leva a Machu Picchu, no Peru, após uma colisão entre dois trens que deixou 35 feridos nesta terça-feira (31). Segundo o jornal peruano "El Comercio de Lima", dois dos feridos estão em estado grave.
O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, quando trens das companhias Inca Rail e Peru Rail se chocaram na altura do km 89 da linha que une as cidades de Ollantaytambo e Águas Calientes.
Segundo a polícia, o acidente ocorreu após a ferrovia ter sido bloqueada por turistas peruanos que não conseguiram comprar ingresso para visitar o complexo turístico. As causas o acidente estão sendo investigadas.
O protesto na ferrovia ocorreu devido aos preços elevados para chegar a Machu Picchu, entre US$ 50 e 60, segundo fontes locais. "Um dos trens da Inca Rail partiu de Ollantaytambo e parou 40 minutos depois do local do protesto. Ficamos uma hora parados na ferrovia. Após cinco minutos de o trem retomar o destino, sentimos um forte impacto na parte de trás, foi um trem da Peru Rail que nos atingiu ", relatou a turista Valeria Lozana à Agência Brasil.
O centro de operações de emergência nacional confirmou que entre as vítimas estão turistas de Brasil, Chile, Argentina, Estado Unidos, Canadá, Índia, Coreia do Sul e França. A assessoria de imprensa do Itamaraty confirmou que o Ministério das Relações Exteriores brasileiros está acompanhando o caso, mas não deu detalhes sobre a identidade dos brasileiros envolvidos no acidente.
Segundo o jornal, uma chilena foi atingida "em uma de suas extremidades por um objeto contundente" e devido à gravidade de lesão, foi levada para um hospital em Cusco.