Brexit: Parlamento britânico pode votar acordo na próxima semana
David Lidington, vice efetivo de Theresa May, reforçou que negociações estão em momento crítico. Ele não falou sobre possibilidade de saída sem acordo
Internacional|Do R7
A primeira-ministra britânica, Theresa May, pode levar um acordo sobre o Brexit à votação no Parlamento já na próxima semana, disse seu vice efetivo na terça-feira (26).
Quando questionado repetidamente se May excluiria um Brexit sem acordo, ele não se dirigiu à questão diretamente.
"Essas negociações estão em um momento absolutamente crítico", disse David Lidington.
"Precisamos nos manter calmos como governo, permanecer atrás da primeira-ministra, ver essas decisões e essas mudanças passarem, e então temos um compromisso muito claro no final, espero que seja mais cedo ... até 12 de março isso vai voltar para a Câmara dos Comuns para uma decisão efetiva".
Saída sem acordo
A primeira-ministra, por sua vez, declarou nesta terça-feira que o Reino Unido só deixará a União Europeia sem um acordo em 29 de março com o consentimento explícito do Parlamento.
Ela prometeu aos legisladores que, se eles não aprovarem um acordo revisado do Brexit até 12 de março, ela convocará uma votação sobre sair ou não sem um acordo. Se eles rejeitarem isso, o parlamento votará em 14 de março se deve buscar uma "extensão curta e limitada" para o período de negociação do Artigo 50.
"O Reino Unido só sairá sem um acordo em 29 de março se houver consentimento explícito na Câmara dos Comuns para esse resultado", disse May ao parlamento.