Briga entre desconhecidos termina em morte e leva à aplicação de lei de 1889 no Japão
Confronto combinado em Kabukicho fez vítima morrer semanas depois e levou à prisão de jovem de 26 anos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As autoridades japonesas recorreram a uma lei de 1889 que proíbe duelos para prender um homem acusado de participar de uma briga que terminou com a morte do oponente em Tóquio.
O caso ocorreu no distrito de entretenimento de Kabukicho, na capital japonesa, e foi anunciado pela polícia nesta sexta-feira (9).
LEIA MAIS:
Segundo a polícia metropolitana, o confronto aconteceu em setembro, após o suspeito e a vítima concordarem em lutar entre si em via pública. O homem preso, Asari, de 26 anos, desempregado e residente na província de Chiba, é acusado de ter conspirado com outra pessoa para realizar o duelo e causar lesões que resultaram em morte.
Durante a briga, Asari teria praticado atos de violência como arremessar o adversário ao chão. A vítima, Naoya Matsuda, de 30 anos, sofreu ferimentos na cabeça e morreu em 12 de outubro, em um hospital de Tóquio, em decorrência de falência múltipla de órgãos, de acordo com a polícia.
A investigação ficou a cargo da divisão de combate ao crime organizado da polícia de Tóquio. Após ser detido, Asari admitiu as acusações e afirmou estar profundamente arrependido pela morte do oponente, segundo declarou às autoridades, conforme relato do site Tokyo Reporter.
O episódio ocorreu por volta das 4h da manhã de 23 de setembro, na chamada área “Toyoko”, próxima ao complexo de cinemas Toho, no coração de Kabukicho. Popularizado nas redes sociais, o local é conhecido como ponto de encontro de jovens fugitivos e delinquentes, segundo a polícia.
As autoridades afirmam que Asari conheceu Matsuda no próprio dia do confronto e que a discussão teria começado após consumo de bebidas alcoólicas. Não foi informado se houve uso de armas durante a luta. Três dias após a agressão, a vítima passou mal, foi hospitalizada e acabou morrendo semanas depois.
A polícia trata o caso como duelo, prática proibida no Japão há mais de um século. Um homem de nacionalidade mongol, na casa dos 40 anos, estaria presente no local e é suspeito de ter incitado a luta, mas já foi deportado por permanência ilegal no país.
A lei de 1889 prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem participa de um duelo, mesmo que ele não se concretize, além de punir quem desafia, presencia ou oferece local para esse tipo de confronto. Embora rara, a aplicação da norma teve precedente recente em outubro, quando a polícia da província de Gunma prendeu um estudante do ensino médio e um adulto sob suspeita do mesmo crime.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











