Britânico encontra nave espacial soviética que vale mais de R$ 1 bilhão abandonada no deserto
Equipamento espacial ficou esquecido em um hangar no Cazaquistão juntamente com um foguete de 58 metros de altura
Internacional|Do R7
O britânico conhecido como Greg Abandoned encontrou uma nave espacial desenvolvida pela União Soviética durante a Guerra Fria abandonada dentro de um hangar no meio do deserto. O equipamento não está em perfeito estado e tem vários pontos danificados, mas ainda vale 189 milhões de libras, cerca de R$ 1,1 bilhão.
O equipamento espacial tem o nome de Ptichka, que significa "pequeno pássaro" em russo. Segundo o tablóide The Sun, a nave teria sido usada em uma missão soviética que fracassou e depois foi abandonada, com o fim da URSS.
No mesmo hangar estava também um foguete de 58 metros de altura, que realizou uma única viagem bem-sucedida ao espaço durante uma missão sem tripulação em novembro de 1988.
Greg não revela o local exato em que a Ptichka foi encontrada por ele. Apesar disso, sabe-se que a nave estava no deserto de Baikonur, no Cazaquistão, país que é usado até hoje para realizar lançamentos de foguetes.
"Eu soube dos ônibus espaciais pela primeira vez em um artigo que encontrei online, e não conseguia entender que os ônibus que custaram milhões de dólares estavam enferrujando. Há algo no espaço que sempre me fascinou", conta Greg ao Mirror.
Em seu site pessoal, ele afirma que sua vida mudou após uma viagem para a Ucrânia, nos arredores da usina de Chernobyl, local em que ocorreu o maior acidente nuclear da história. Desde então, ele se dedica a explorar locais abandondos pelo mundo.