Logo R7.com
RecordPlus

‘Cabe a esse Conselho assumir sua responsabilidade’, diz Brasil na ONU

Durante reunião de emergência do Conselho de Segurança nesta segunda (5), embaixador brasileiro condenou ação dos EUA na Venezuela; assista à fala na íntegra

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O porta-voz do governo brasileiro, Sergio Danese, se manifestou na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a recente situação na Venezuela.
  • O Brasil condena o uso da força e a exploração de recursos naturais que justifiquem mudanças ilegais de governo na América do Sul.
  • Danese destacou que a região da América Latina e do Caribe deve ser um espaço de paz e que intervenções armadas trazem consequências negativas.
  • Ele enfatizou a gravidade da agressão armada externa contra um país vizinho, afirmando que isso transcende o âmbito internacional e afeta a soberania de todos os países.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta segunda-feira (5), embaixador brasileiro Sérgio Danese condenou a invasão norte-americana na Venezuela e a captura de Nicolás Maduro.

“A América Latina e o Caribe são feitos de paz, de eleição irreversível. O uso de força na nossa região evoca capítulos da história que a gente acredita que já tinham sido superados e põem em risco o esforço coletivo de manter a região em paz”, disse Danese.


Segundo ele, as intervenções armadas do passado tiveram consequências profundamente negativas na região. “Pela primeira vez na América do Sul aconteceu um fato profundamente alarmante, uma agressão armada externa com tropas e bombardeios em um país vizinho. Um país vizinho ao Brasil com quem compartilhamos mais de 2.000 km de fronteiras numa zona de paz”, completou.

“Os fatos de 3 de janeiro transcendem o âmbito internacional. O atentado contra a soberania de qualquer país, independente de qualquer situação política do seu país, afeta toda a situação internacional. [...] Cabe a esse Conselho assumir sua responsabilidade e reagir com determinação e clareza”, argumentou.


Ainda segundo o diplomata brasileiro, cabe ao povo venezuelano decidir os destinos da Venezuela sem interferências externas.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.