Internacional Califórnia: Ventos e clima seco dificultam esforços para conter fogo

Califórnia: Ventos e clima seco dificultam esforços para conter fogo

Os esforços para combater o incêndio já custaram mais de R$ 181 milhões

Califórnia: Ventos e clima seco dificultam esforços para conter fogo

Incêndio destruiu 701 casas e deslocou mais de 94 mil pessoas

Incêndio destruiu 701 casas e deslocou mais de 94 mil pessoas

11/12/2017 Cortesia de Mike Eliason/Departamento de Incêndios do distrito de Santa Barbara/Divulgação via REUTERS

Rajadas fortes de vento e um clima extremamente seco continuarão a dificultar nesta quarta-feira (13) o trabalho dos bombeiros da Califórnia, que tentam conter um incêndio que já destruiu centenas de casas.

O Incêndio Thomas viajou 43 km desde que começou, em 4 de dezembro, e se tornou o quinto maior incêndio florestal da história do Estado norte-americano. Ele queimou mais de 953 quilômetros quadrados dos condados de Ventura e Santa Barbara, uma área maior do que a cidade de Nova York.

Uma pausa nos ventos quentes e secos na terça-feira conteve o ímpeto do fogo e permitiu que os bombeiros evitassem mais danos às moradias.

Mas o clima adverso irá "provocar um crescimento significativo do incêndio (e)... atrapalhar os esforços de controle" nesta quarta-feira, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, na sigla em inglês) em um boletim noturno.

O incêndio, que está 25 % controlado, continuará a ameaçar as comunidades litorâneas de Santa Barbara, Carpinteria, Summerland e Montecito, já que há previsão de rajadas fortes da região de Santa Ana e uma umidade de menos de 10 por cento até sexta-feira, disseram o Cal Fire e o Serviço Nacional do Clima.

Em Washington, onde membros da Câmara dos Deputados se reuniram com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, para debater a crise, a deputada Julia Brownley disse que todos os recursos foram disponibilizados para combater o fogo, que pode exigir mais uma semana para ser contido. Seu distrito inclui Ventura.

Até agora o Incêndio Thomas destruiu 701 casas e deslocou mais de 94 mil pessoas. Os esforços para combatê-lo já custaram mais de R$ 181 milhões (55 milhões de dólares).

Muitas escolas públicas de Santa Barbara e redes de escolas próximas cancelaram as aulas nesta semana e não reabrirão antes de a pausa anual de inverno ter terminado, em janeiro.

Alguns dos outros incêndios que irromperam na última semana em condados de San Diego e Los Angeles forma controlados em grande parte.