Câmara rejeita proposta de orçamento e governo dos EUA pode ser paralisado no domingo
Serviços públicos, salários de funcionários federais e de militares e benefícios sociais podem deixar de ser pagos
Internacional|Do R7
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos rejeitou, na tarde desta sexta-feira (29), a proposta da liderança republicana na Casa por uma resolução orçamentária que, de maneira temporária, poderia evitar a paralisação do governo a partir do próximo domingo. O projeto recebeu 198 votos a favor e 232 contrários, incluindo 21 deputados republicanos que ignoraram a orientação do próprio partido e rechaçaram a matéria.
O texto previa a prorrogação do financiamento até 31 de outubro, mas também trazia drásticos cortes de gastos, que provavelmente enfrentariam resistências no Senado, controlado pelos democratas.
Uma nova votação foi marcada para amanhã, mas não está claro quais serão os planos do presidente da Câmara, Kevin McCarthy. Caso a proposta a ser votada neste sábado (30) não seja aprovada, os EUA serão forçados a paralisar serviços públicos e deixar de remunerar funcionários a partir de sábado.
A derrota ilustra as dificuldades de McCarthy em manter a bancada unida na resposta à agenda do presidente dos EUA, Joe Biden. No começo do ano, o deputado foi eleito à presidência da Câmara após uma histórica sequência de votações, que expuseram a insatisfação da ala mais à direita do partido com o que consideram uma postura leniente sobre a Casa Branca.
Para apaziguar o quadro, McCarthy autorizou o início de um inquérito de impeachment contra Biden por suposto envolvimento com negócios do filho dele, Hunter Biden, embora não tenha submetido a abertura do processo ao plenário da Câmara.
Veja a seguir alguns dos efeitos imediatos de uma paralisação do governo dos Estados Unidos:
• Funcionalismo público federal: muitos desses trabalhadores serão colocados em licença temporária sem vencimento, também conhecida como "furlough". Isso afeta principalmente aqueles em agências e departamentos que não são considerados essenciais;
• Serviços públicos: serviços não essenciais serão interrompidos. Isso inclui desde parques nacionais até agências governamentais que não estão envolvidas em funções críticas de segurança nem bem-estar.
• Atrasos em benefícios sociais: embora programas como o seguro social, medicaid e cupons de alimentos geralmente continuem a funcionar, haverá atrasos no processamento de novas inscrições e outros serviços administrativos.