Caminhões com civis saem do último reduto do Daesh na Síria
Milícias curdas, apoiadas pelos EUA, cercam a cidade de Baghuz e deram prazo para jihadistas deixarem a região com suas famílias
Internacional|Da EFE
Pelo menos 30 caminhões com civis partiram nesta quarta-feira da cidade de Al-Baghuz, o último reduto do grupo terrorista Daesh (também chamado Estado Islâmico) na Síria.
Os ônibus levavam mulheres e menores de idade, mas também alguns homens, conforme foi possível observar da fronteira com o Iraque. Paralelamente, chegaram nesta manhã mais veículos de transporte aos arredores de Al-Baghuz, que fica na margem leste do Rio Eufrates.
Leia também
As Forças da Síria Democrática (FSD), aliança de milícias lideradas pelos curdos que cercam a cidade controlada pelo Daesh, não informou quantos civis saíram.
Jihadistas têm prazo para deixar cidade
Na última segunda-feira, as FSD deram o prazo de dois dias para os jihadistas se renderem e deixarem a cidade com suas famílias, na condição de evitar o início do ataque final.
Porta-vozes das FSD explicaram ontem que separariam mulheres de homens em diferentes abrigos. Homens serão levados a centros da província de Al-Hasakah, para depoimento, enquanto menores de idade e mulheres serão enviados ao acampamento de Al Hol, situado na mesma região.
Nesse acampamento já estão 29 mil deslocados de Hajin, cidade perto de Al-Baghuz. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), o acampamento de Al Hol está superlotado por conta da entrada diária de novos deslocados internos.
Em vídeo: Daesh diz ter atacado forças curdas em Baghouz, na Síria