Logo R7.com
RecordPlus

Canadá transfere temporariamente soldados do Iraque para o Kuwait

A decisão surge após o primeiro-ministro canadense e o ministro das Relações Exteriores desenvolverem atividade diplomática com aliados na Europa

Internacional|Da EFE

  • Google News
O Canadá tem cerca de 250 soldados no Iraque como parte da missão da Otan
O Canadá tem cerca de 250 soldados no Iraque como parte da missão da Otan

O Canadá anunciou nesta terça-feira (7) que irá transferir temporariamente parte das tropas do país que estão no Iraque - cerca de 500 soldados e outros profissionais - para o Kuwait após o aumento da tensão no Oriente Médio devido ao assassinato do general Qasem Soleimani, comandante da divisão de elite da Guarda Revolucionária do Irã.

O chefe do Estado-Maior do Canadá, o general Jonathan Vance, informou sobre a retirada do Iraque em uma carta enviada às famílias dos soldados canadenses no país, que foi postada no Twitter pelas autoridades militares.


Na carta, Vance disse que as autoridades militares canadenses tomaram todas as "medidas de proteção necessárias" para garantir a segurança dos militares na região.

"Em resposta aos recentes acontecimentos, os militares canadenses, em colaboração com os nossos parceiros internacionais, suspenderam temporariamente os nossos esforços no Iraque sob a Operação Impacto e a Missão da OTAN no Iraque", explicou o general.


"A situação no Iraque é complexa. É melhor suspender o nosso trabalho lá para concentrar totalmente a nossa atenção e esforços na segurança e proteção do nosso pessoal à medida que a situação evolui", acrescentou.

Leia também

Apesar dessa pausa nas operações no território iraquiano, Vance observou que "a missão no Oriente Médio continua com múltiplas operações na região".


"Naturalmente, o trabalho que estamos fazendo nessas missões e o futuro das operações no Iraque continua dependendo da manutenção de um ambiente operacional suficientemente seguro e produtivo", acrescentou o chefe do Estado-Maior canadense.

A decisão de retirar as tropas do Iraque vem logo após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o ministro das Relações Exteriores, François-Philippe Champagne, desenvolverem uma ampla atividade diplomática com aliados na Europa e na região.


Na segunda-feira (6), Trudeau falou com o secretário-geral da Otan Jens Stoltenberg, e com o presidente do Conselho Europeu Charles Michael sobre a situação no Iraque após o assassinato de Soleimani pelos EUA.

Champagne falou com o chanceler iraquiano, Mohamed Ali al Hakim, para reiterar o compromisso do Canadá com a estabilidade e união do país.

O Canadá tem cerca de 250 soldados no Iraque como parte da missão da Otan para treinar as forças militares e policiais iraquianas. Além disso, tem aproximadamente 250 soldados e forças especiais como parte da Operação Impacto, que auxilia na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As medidas de segurança tomadas pelas autoridades militares canadenses também afetam 300 outros militares mobilizados nos países vizinhos, a maioria no Kuwait.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.