Internacional Cão do Exército russo é adotado por tropas da Ucrânia e aprende a receber ordens em novo idioma

Cão do Exército russo é adotado por tropas da Ucrânia e aprende a receber ordens em novo idioma

Animal precisou de cuidados veterinários após ser encontrado e agora trabalha farejando minas deixadas pelos russos

  • Internacional | Maria Cunha*, do R7

O cachorro Max aprendeu comandos em ucraniano e agora trabalha para as tropas do país

O cachorro Max aprendeu comandos em ucraniano e agora trabalha para as tropas do país

Reprodução Daily Star

Um cão de guerra das forças especiais, abandonado por soldados russos, mudou de lado e agora está salvando vidas ucranianas. As informações foram publicadas pelo tabloide britânico Daily Star.

Max é um pastor-belga-malinois de cerca de 3 anos e foi encontrado usando uma coleira de camuflagem para cães militares russos. O animal estava morrendo de fome e perto de não resistir em uma área destruída devido aos ataques das tropas de Vladimir Putin.

Após receber os cuidados veterinários necessários, ele foi entregue ao Exército da Ucrânia, que o adotou e treinou para entender o idioma falado pelos soldados. A nova função de Max é farejar armadilhas e minas que foram deixadas pelos russos.

Max trocou de lado e está salvando vidas ucranianas

Max trocou de lado e está salvando vidas ucranianas

Reprodução Daily Star

“De agora em diante, Max servirá no lado direito, defendendo a Ucrânia e mordiscando bundas russas”, disse um membro da Guarda Nacional da Ucrânia ao Daily Star.

Outros soldados também afirmaram que o cão se tornou o favorito entre eles e que não é possível entender o motivo de os russos terem deixado para trás um animal tão adorável como ele. “Os ucranianos adoram cães, eles os consideram parte da família.”

Max pertencia às tropas do Kremlin que haviam capturado uma vila na região de Mykolaiv, perto do mar Negro. Ele foi abandonado quando as forças recuaram e sobreviveu alimentando-se de comida podre.

Um soldado das forças especiais britânicas ficou surpreso com o abandono do cachorro, já que os malinoises são animais corajosos, altamente inteligentes e atléticos, sendo considerados um bem. “Eles são tremendamente leais, mas Max obviamente está convencido de que os ucranianos são agora seus novos donos.”

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas