Capas de chuva e óculos de sol viram equipamento médico na Índia
A escassez de equipamentos de proteção à saúde preocupa os médicos do país. Eles temem que possam se tornar portadores da doença
Internacional|Da Reuters, com R7
A escassez de equipamentos de proteção à saúde na Índia está forçando alguns médicos a usar capas de chuva e óculos de sol para combater o coronavírus, expondo o estado do sistema de saúde pública do país diante de um aumento previsto nos casos do covid-19.
Leia mais: Coronavírus: quarentena de 1,3 bilhão de pessoas na Índia se torna crise humanitária
Médicos residentes da Faculdade de Medicina e Hospital de Bengala do Norte, na cidade de Siliguri, receberam capas de plástico para examinar os pacientes.
O governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse que a Índia está tentando obter equipamentos de proteção individual no mercado interno e também comprando materiais da Coréia do Sul e China para suprir a escassez.
Leia também
Mais de uma dúzia de médicos trabalhando na linha de frente do combate à pandemia que até agora infectou mais de 1.600 pessoas e matou 38 na Índia, disseram à agência Reuters, que estão preocupados com o fato de que, sem o equipamento adequado, possam se tornar portadores da doença.
Segundo uma projeção, mais de 100.000 pessoas poderiam estar infectadas em meados de maio, colocando o sistema de saúde da Índia - com severas restrições de financiamento - e os poucos médicos sob severa pressão.
A situação dos médicos na pandemia lançou luz sobre um sistema de saúde pública em ruínas e sobrecarregado que há anos sofre de falta de recursos e revisão geral. A Índia gasta cerca de 1,3% do seu PIB em saúde pública, uma proporção que está entre as mais baixas do mundo.