Casa Branca cita 'opções' para financiar muro na fronteira dos EUA
Trump e o Congresso têm quatro dias para chegar a um acordo antes que uma paralisação parcial deixe parte dos funcionáris federais sem pagamento
Internacional|Do R7
A Casa Branca informou nesta terça-feira ter encontrado uma maneira de construir o muro fronteiriço prometido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sem novos recursos do Congresso, afastando a ameaça do presidente de paralisar o governo dos Estados Unidos.
"Temos outras maneiras de chegar a esses 5 bilhões de dólares", disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders à Fox News. "No final das contas, não queremos paralisar o governo, queremos paralisar a fronteira."
Leia também
Trump e o Congresso, envolvidos em uma disputa sobre a proposta do presidente de construir um muro na fronteira entre os EUA e o México, têm quatro dias para chegar a um acordo antes que uma paralisação parcial do governo possa deixar cerca de um quarto da força de trabalho federal sem pagamento.
Na semana passada, em uma discussão acalorada na Casa Branca com líderes democratas no Congresso, Trump declarou que ficaria "orgulhoso em paralisar o governo" se não obtivesse sua demanda de 5 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México.
Desde então, depois de dias sem nenhum progresso aparente, representantes do Comitê de Apropriações do Senado se reuniram com o líder da maioria na Casa, Mitch McConnell.
Após essa reunião, o presidente do Comitê de Apropriações do Senado, Richard Shelby, disse aos repórteres: "Estamos falando seriamente sobre como alcançar nosso objetivo" de manter o governo financiado além de sexta-feira. Acrescentou que eles estavam "trabalhando com o presidente, trabalhando com os democratas. Há muitas variáveis aqui".
Um importante assessor democrata, que pediu para não ser identificado, disse que Trump e republicanos no Congresso lançaram a ideia de que os parlamentares forneçam ao presidente 1 bilhão de dólares em novos fundos para serem usados em qualquer uma de suas prioridades de imigração — uma ideia que os democratas não aceitarão.
Trump tem pedido 5 bilhões de dólares para pagar a construção de um muro que ele argumenta ser necessário para impedir que imigrantes ilegais e drogas entrem nos Estados Unidos. Construir o muro foi uma importante promessa de sua campanha presidencial de 2016. Trump havia dito originalmente que o México pagaria pelo muro, mas os líderes do vizinho do sul disseram repetidamente que não vão pagar.
Democratas e alguns republicanos argumentam que há controles de fronteira mais baratos e mais eficazes do que um muro.
A porta-voz indicou que a Casa Branca recuaria da ameaça de Trump de paralisar o governo federal se o Congresso se recusar a fornecer dinheiro para o muro.
"Há certamente um número de diferentes fontes de financiamento que identificamos que podemos usar, que podemos acoplar com o dinheiro que seria dado através de recursos do Congresso, que nos ajudariam a chegar àqueles 5 bilhões de dólares que o presidente precisa para proteger nossas fronteiras", disse Sanders à Fox.