Casal britânico foi envenenado por novichok, dizem autoridades
Substância que levou casal ao hospital no último sábado é a mesma usada no envenenamento do ex-agente russo Sergei Skripal e sua filha, em março
Internacional|Fábio Fleury, do R7
Autoridades do Reino Unido confirmaram nesta quarta-feira (4) que o casal britânico encontrado no último sábado em estado grave em sua casa em Amesbury, no condado de Wiltshire, foi exposto ao novichok. A substância é o mesmo agente nervoso usado no envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, em março, na cidade vizinha de Salisbury.
Leia também
No início, a polícia acreditava que Dawn Sturgess e Charlie Rowley, ambos com 40 anos, teriam tido uma overdose de drogas, mas os sintomas do casal fizeram com que a polícia e os médicos suspeitassem que eles haviam sido expostos a um agente nervoso. Os dois estão internados no mesmo hospital onde Skripal e a filha foram tratados.
A polícia isolou a casa de Sturgess e Rowley e está buscando vestígios do agente nervoso em locais onde eles passaram nos últimos dias. Parques e outros locais públicos de Amesbury também foram fechados para que as autoridades possam avaliar a segurança e se há presença da substância.
O envenenamento de Skripal causou uma crise diplomática entre o Reino Unido e a Rússia, acusada pelo governo britânico pelo atentado. Dezenas de países expulsaram diplomatas russos em retaliação.