Cerca de 250 cidadãos dos EUA ainda buscam sair do Afeganistão
A dois dias do fim da retirada militar norte-americana, ainda resta um grupo de civis tentando chegar ao aeroporto de Cabul
Internacional|Do R7
O Departamento de Estado dos EUA afirmou, neste domingo (29), que ainda restam cerca de 250 civis norte-americanos ou naturalizados que tentam sair do Afeganistão antes do fim do prazo da retirada militar do país, que será na terça-feira (31).
Leia também: Estados Unidos retiram 2,9 mil pessoas de Cabul nas últimas 24h
Segundo o site The Hill, um porta-voz do departamento afirmou em um comunicado que algumas dessas pessoas podem estar a viajando a caminho do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, ou podem já ter chegado.
Desde que o grupo extremista Talibã chegou às proximidades de Cabul em 14 de agosto e os EUA deram início à retirada de civis, quase 6 mil norte-americanos foram evacuados do país, 50 deles nas últimas 24 horas. Os soldados que mantém o controle do aeroporto e adjacências começaram a sair no sábado.
De acordo com o porta-voz, cerca de 280 norte-americanos que mantém contato com o Departamento de Estado decidiram permanecer no Afeganistão ou ainda não se decidiram.
Neste domingo, um grupo de 98 países afirmou que o grupo extremista lhes garantiu que pessoas com a documentação adequada que quiserem deixar o país após o fim da retirada norte-americana poderão sair.
"Vamos continuar emitindo documentos de viagens para afegãos designados e esperamos o compromisso do Talibã de que eles poderão viajar para nossos países", diz o comunicado emitido pelo grupo.
Ainda existem, no entanto, muitas sobre a intenção do grupo de cumprir essas promessas.