Logo R7.com
RecordPlus

Chanceler da Rússia expressa solidariedade em uma ligação telefônica com vice da Venezuela

Rússia pede diálogo para evitar escalada após operação dos EUA que resultou na captura de Nicolás Maduro

Internacional|Do R7, em Brasília, da Reuters

  • Google News
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov defende saída pelo diálogo Ramil Sitdikov/Pool via Reuters – 17.12.2025

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, manifestou “firme solidariedade ao povo venezuelano diante da agressão armada” durante uma conversa telefônica com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou neste sábado (03) o Ministério das Relações Exteriores russo.

De acordo com o comunicado divulgado por Moscou, Lavrov e Rodríguez defenderam a necessidade de evitar uma nova escalada do conflito com EUA e destacaram a importância de buscar uma saída diplomática para a crise. “As partes se manifestaram a favor de evitar uma nova escalada e encontrar uma solução para a situação por meio do diálogo”, afirmou a chancelaria russa.


LEIA MAIS

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também desmentiu informações divulgadas anteriormente pela agência estatal Tass de que Delcy Rodríguez estaria em território russo. Segundo o governo de Moscou, a informação é falsa.

Ainda neste sábado, o governo russo condenou oficialmente a operação militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa. Em nota, a chancelaria classificou a ação como uma intervenção externa e alertou para os riscos de agravamento da instabilidade na região.


“O mais importante, na situação atual, é evitar uma escalada ainda maior e concentrar esforços na busca de uma solução política por meio do diálogo”, destacou o comunicado. O governo russo também afirmou que a intervenção americana representa uma violação do direito internacional e pode comprometer iniciativas de mediação e negociação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.