Internacional Chanceler israelense inicia histórica visita ao Marrocos

Chanceler israelense inicia histórica visita ao Marrocos

Yair Lapid desembarca em Rabat após sete meses da normalização das relações diplomáticas entre os dois países

AFP
Chanceler israelense, Yair Lapid, publicou uma foto no Twitter após pousar no Morrocos

Chanceler israelense, Yair Lapid, publicou uma foto no Twitter após pousar no Morrocos

Reprodução Twitter/@yairlapid

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, desembarcou no Marrocos nesta quarta-feira (11), em sua primeira visita oficial ao país, sete meses depois da normalização das relações entre Rabat e o Estado hebreu - informou seu gabinete no Twitter.

Lapid se reúne hoje com o chanceler marroquino, Nasser Bourita, e, na quinta-feira (12), inaugura uma representação diplomática israelense em Rabat.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, durante sua viagem de dois dias ao país, Lapid também deve visitar a sinagoga Beth-El, em Casablanca.

Depois de Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão, o Marrocos foi o quarto país árabe a anunciar, em 2020, a normalização de suas relações com Israel. Em troca, ganhou o reconhecimento, por parte dos Estados Unidos, de sua "soberania" sobre a ex-colônia espanhola do Saara Ocidental.

A comunidade judaica do Marrocos é a maior do Norte da África (cerca de 3.000 pessoas). Os quase 700 mil israelenses de ascendência marroquina mantiveram laços muito fortes com seu país de origem.

A causa palestina mobiliza, no entanto, a sociedade civil no Marrocos, e alguns partidos islâmicos e de extrema esquerda continuam a se opor à normalização das relações entre seu país e o Estado judeu.

Esta primeira visita oficial acontece pouco mais de duas semanas após o lançamento de voos comerciais diretos entre Israel e Marrocos.

Em junho, Lapid esteve nos Emirados Árabes Unidos, onde inaugurou uma embaixada israelense em Abu Dhabi.

Últimas