Charles 3º se dirige pela primeira vez ao Parlamento e exalta papel 'vivo e respirador da democracia'
Substituto de Elizabeth 2ª no trono, Charles destacou postura altruísta da mãe e disse estar 'fielmente decidido a seguir' legado
Internacional|Do R7
Nesta segunda-feira (12), o rei Charles 3º se dirigiu pela primeira vez ao Parlamento britânico, mencionou Shakespeare e a relação com Elizabeth 1ª e disse que a Casa é um "instrumento vivo e respirador da nossa democracia", em referência ao Reino Unido.
Charles 3º iniciou o discurso com agradecimentos às condolências que recebeu por causa da morte da mãe dele, a rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos de idade e sete décadas no poder, na última quinta-feira (8).
"Lordes e membros da Câmara dos Comuns, estou profundamente grato pelas condolências da Casa dos Lordes e da Casa dos Comuns, o que está totalmente de acordo com a perda da minha amada mãe, a rainha [...]. Como Shakespeare disse antes sobre a rainha Elizabeth 1ª, ela era um padrão para todos os príncipes vivos", disse logo no início.
Foi a introdução para falar do Parlamento, para quem discursava. "Hoje, aqui em frente a vocês, eu posso sentir o peso da história que nos cerca e que nos rememora as tradições do Parlamento, para quem os membros das duas Casas se dedicam com seu compromisso pessoal para todos nós. O Parlamento é o instrumento vivo e respirador de nossa democracia, e seus compromissos são pilares da construção dessa Grande Casa", afirmou.
Charles continou: "Ele [o Parlamento] nos lembra dos predecessores medievais do posto para o qual eu fui convocado e as conexões tangíveis com minha querida mãe que vemos ao nosso redor, desde a fonte do jardim do palácio novo, que comemora o Jubileu de Prata da rainha, até o relógio de sol no jardim do palácio velho, para o Jubileu de Ouro, e a janela de vidro magnífica, atrás de mim, para o Jubileu de Diamante. E ainda tem o mais generoso presente, não revelado formalmente, para marcar sem precedentes o Jubileu de Platina, que nós celebramos apenas três meses atrás".
Dedicação da rainha ao reino
Charles 3º aproveitou a palavra para exaltar os feitos da rainha Elizabeth 2ª no trono. "Lordes e membros da Câmara dos Comuns, estamos aqui hoje pela lembrança do período notável dedicado pela rainha ao dever com a nação e o povo dela", declarou.
Agora novo rei, Charles terminou a fala com a promessa de seguir o legado que a rainha Elizabeth 2ª deixou. "Ainda muito jovem, a senhora rainha se encheu de glória por servir ao país e ao povo e manter os preciosos princípios de um governo constitucional, que vive no coração da nossa nação e que ela levou com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta, que, com a ajuda de Deus e dos seus conselhos, estou fielmente decidido a seguir", concluiu.